Material Dourado:
Criado por Maria Montessori (1870), este material auxilia na concretização das quatro operações fundamentais. Constituído de cubinhos, barras, placas e um cubo ele representa nosso sistema de numeração decimal-posicional, ou seja, unidade, dezena, centena, e milhar respectivamente. Podendo ser utilizado em diversas atividades, jogos....
Ábaco:
Este, como já citado na postagem anterior, representa nosso sistema decimal, e cada linha possui dez bolinhas representando: unidade, dezena, centena, unidade de milhar, dezena de milhar. Também pode ser usado em muitas atividades, mas principalmente na compreensão do “vai um” ou “sobe um” na adição, ou seja, “vai uma dezena”. O ábaco pode ser uma grande ajuda no inicio da aprendizagem da contagem.
Criado por Dienes, os blocos lógicos contêm 48 peças divididas em três cores (amarelo, azul e vermelho), quatro formas (círculo, quadrado, triângulo e retângulo), dois tamanhos (pequeno e grande) e duas espessuras (fino e grosso). Sendo que as peças podem ser de madeira ou cartolina. O seu uso permite o aluno fazer comparações entre as formas geometrias e as diferentes cores.
Material Cusinaire:
Idealizado pelo professor belga Georges Cusinaire, cada barra é identificada pelo tamanho e pela cor, correspondendo a um numeral. As peças têm a forma de prismas retangulares de 1 cm² e o comprimento variável de 1 a 10cm. As cores são associadas aos numerais de 1 a 10.
Cada um desses materiais pode ser utilizado de muitas formas. Cabe ao professor explorar ao máximo o potencial e peculiaridades do material trabalhado. Dando também a oportunidade dos alunos manipularem e descobrirem como melhor usá-los.
Silviane Avila
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