terça-feira, 4 de novembro de 2008

Sistema numérico indo-arábico......




No dia 31 de Outubro fizemos em nossa sala de aula seminários para ampliarmos os nossos conhecimentos sobre os sistemas numéricos. Então nos organizamos em duplas. Utilizamos como fonte da nossa apresentação o livro da coleção “Vivendo a matemática - a numeração indo-arábica” do autor Luiz Márcio Imenes, ano 1997, editora Scipione. Duas duplas ficaram responsáveis em apresentar este livro por isso dividimos o que cada dupla iria apresentar, nós ficamos responsáveis por 4 capítulos do livro.
Os quatro capítulos foram:
Zero uma conquista difícil, a origem da numeração indo-arábica, mudanças na escrita dos algarismos e enfim, um sistema muito prático.
Fizemos nossa apresentação em forma de Power point, mas aqui colocaremos alguns trechos do livro de Imenes que consideramos importante.


“Levou muito tempo para que o zero fosse inventado, e mesmo depois, esse símbolo não foi aceito com facilidade. Vejamos por quê. Os números foram criados a partir de necessidades concretas, nas diversas contagens que se apresentavam no dia –a- dia. Os números surgiram como resposta à pergunta: Quantos?” (IMENES, p.33)

Se não temos o que contar, automaticamente não precisaríamos de um símbolo para representar o que não se tem.
Mas como o nosso sistema de numeração procura retratar o que se passa no ÁBACO é necessário que haja um símbolo para representar as casas vazias.
Podemos dizer então que a existência do zero tornou possível o sistema de numeração posicional que utilizamos até hoje.


Exemplo para representar o numéro 305 utilizariamos cinco unidades , zero dezenas e 3 centanas ,como representamos o ábaco o zero surgiu apartir dessa necessidade de representar as casas vazias do ábaco.
“No contato com os indianos, os árabes assimilaram o sistema de numeração decimal posicional. Ao invadirem a Europa, por volta do século VIII, para lá levaram essa representação de números. Por terem os árabes, dessa forma, difundido o sistema numérico indiano, ele passou a ser conhecido como INDO-ARÁBICO.”(IMENES, p.38)
Concluindo...

Um sistema de numeração para ser prático não deve utilizar variados símbolos. Mas sim deve utilizar um determinado número de símbolos que combinados podem representar quaisquer quantidades.
É o que acontece com o sistema indo-arábico com o uso de apenas dez símbolos:
1 2 3 4 5 6 7 8 9 0
Nosso sistema numérico é:
Indo-arábico posicional.


Juliana Machado Fernandes e Patrícia Thomas

Um comentário:

Descobrindo a Matemática disse...

Meninas, parabens pela sintese e principalmente pela apresentação que ocorreu em sala
bjs
martha