domingo, 19 de outubro de 2008

As tendências matemáticas

Quando começamos nossas discussões sobre a matemática e seus conteúdos, uma retrospectiva das tendências do ensino desta nos pareceu extremamente importante. Pois como entender seus fundamentos se não compreendemos os propósito com que a ensinamos, e mais ainda o porquê que a ensinamos assim.
Fora através do estudo do texto “Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil.”, que iniciamos uma retrospectiva a respeito do assunto. Nesta postagem iremos trazer alguns aspectos a respeito da tendência “Socioetnocultural” que aparece fortemente nos discursos mais atuais e por que a mesma vem se destacando, cabe a você, caro leitor, interpretar as entrelinhas:

Nesta tendência seus aspectos mais relevantes são:
Concepção de matemática: Teoria da diferença cultural;
Como se dá a produção de conhecimento: saber prático produzido histórico-culturalmente;
Finalidades e Valores: desmistificação e compreensão da realidade;
Concepção de ensino: problematizador;
Concepção de aprendizagem: Compreensão e sistematização do saber do aluno;
Relação Professor-Aluno: relação dialógica / troca de conhecimentos;Pesquisa para o ensino de MTM: abordagem etnomatemática.

De todas as tendências pelas quais a matemática fora re-significada compreendemos que esta é a que mais se aproxima ao que acreditamos de uma prática pedagógica significativa. A matemática ganha mais significado e deixa de ser tão descontextualizada. Mas um discurso teórico deve sempre tomar cuidado com a prática: o olhar crítico deve estar sempre presente tanto ao que se discute como ao como se pretende discutir. Às vezes é mais fácil voltar ao que se conhece do que mudar. Podemos pretender algo, mas praticar outra totalmente diferente!
Quando lemos nossos memoriais percebemos que nosso aprendizado veio de outros métodos de ensino, outra tendência. E sabemos que modificar a nossa visão a respeito daquilo que estamos acostumados é um trabalho que requer empenho e dedicação.

Mas se tratando de uma retrospectiva, qual serão as outras tendências? E em qual delas você se encaixa?

Cristina Varela e Silviane Avila

Um comentário:

Descobrindo a Matemática disse...

Meninas
Otima sintese da tendência e gostei que você 'se colocaram', se posicionaram.
Adorei a Mafalda!!!
bjs
martha