terça-feira, 28 de outubro de 2008

Tendência Construtivista

Essa tendência veio para substituir a prática mecânica e associacionista em aritmética por uma prática pedagógica que visa, com o auxílio de materiais concretos, à construção das estruturas do pensamento lógico-matemático e à construção do conceito de número e dos conceitos relativos às quatro operações.
Para o construtivismo, o conhecimento matemático não resulta nem diretamente do mundo físico nem de mentes humanas isoladas do mundo, mas sim da ação interativa/reflexiva do homem com o meio ambiente e/ou com atividades. Ou seja, a idéia pedagógica de ação, concebida pelos construtivista, é muito diferente daquela concebida pelos empírico-ativistas.
O construtivismo vê a Matemática como uma construção humana constituída por estruturas e relações abstratas entre formas e grandezas reais ou possíveis. O importante não é aprender isto ou aquilo, mas sim aprender a aprender e desenvolver o pensamento lógico-formal.
Crusius (1994, p. 169) chama de "construtivista-interacionista" uma prática pedagógica na qual o papel do aluno conste em ver, manipular o que vê, produzir significado ao que resulta de sua ação, representar por imagem, fazer comparações entre a representação imaginada e o objeto de sua ação real; desenhar, errar, corrigir, construir a partir do erro, mostrando da maneira que pode, através de desenhos, o que ficou na cabeça.

O erro que a criança comete, ao realizar uma tarefa matemática, passa a ser visto não como algo negativo, ruim e que deve ser imediatamente corrigido pelo professor. Ao contrário, para o construtivismo, o erro é visto como uma manifestação positiva de grande valor pedagógico.
O construtivismo também torna a Psicologia como núcleo central de orientação pedagógica. Devemos considerar que a Psicologia não é uma Pedagogia, nem uma teoria educacional. A Psicologia, ao pesquisador como o indivíduo aprende, fornece subsídios valiosos à Pedagogia. Isso não implica, porém, que devamos torná-la como única fonte de orientação para a prática pedagógica.

Thaísa C. R. Pacheco e Gislaine A. dos Santos

Um comentário:

Descobrindo a Matemática disse...

meninas, parabens pela sintese
bjs
martha