terça-feira, 14 de outubro de 2008

Minha aprendizagem....



Até hoje quando escuto a palavra “vamos aprender matemática” sinto um certo frio na barriga. E isto tem uma razão básica. É que ficou na minha memória que aprender matemática é uma MISSÃO IMPOSSÍVEL. Quando paro para pensar como aconteceu este processo de aprendizagem em minha vida, não tenho muitas coisas a falar. A razão é simples. Não me lembro de quase nada, apenas do que foi mais difícil de aprender ou até mesmo do que nunca aprendi e até hoje não sei nem para que serve.
Entrei na escola cedo, aos dois anos de idade, deste período até a 1º série realmente não tenho nenhuma lembrança. Quando estava nos anos iniciais recordo que tinha dificuldade em subtrair quando o número tinha um zero e o número de baixo fosse sete, por exemplo, então tinha que aprender que de zero não se tira nada e, por isso, havia necessidade de “pedir emprestado para o vizinho”. Hoje entendo como se faz estes cálculos. Sei como acontece este processo, mas não compreendo como podemos ensiná-lo de forma clara e que não confunda os alunos.
Nunca tive muita aptidão com os números, sempre fiz aulas de reforço, particulares, para poder acompanhar o que estava aprendendo na escola, sempre tive dificuldade e, ao mesmo tempo, muita timidez o que fez com que eu nunca procurasse eliminar as minhas dúvidas na aula. Eu tinha medo de errar ou de perguntar algo sem sentido. Até hoje muitas vezes me vejo nestas situações de dúvida e não tenho coragem de perguntar.
No Ensino Médio lembro que o meu processo de aprendizagem da matemática não foi fácil, mas também não foi tão difícil. Passei o 1º e o 2º ano do ensino médio sem pegar recuperação, o que para mim foi uma grande surpresa. Lembro com nitidez que no 1 º ano do 2º grau não conseguia aprender logaritmo de jeito nenhum e para ser aprovada na disciplina acabei colando de uma grande amiga para poder passar de ano “direto”. E até hoje não sei para que se aplica o logaritmo e também nunca tive o interesse de aprender. Espero, contudo, que nunca faça falta.
Logo que entrei na faculdade fiquei pensando quando iria aprender o que devemos ensinar aos alunos. Será que vamos aprender aquilo que tínhamos dúvidas quando pequenas. Na 1º fase do curso tive a oportunidade de trabalhar em uma escola com aulas de reforço para alunos de 1º a 4º séries. Passava à tarde com eles ajudando a fazer os deveres, tirando dúvidas e foi neste momento que descobri que a matéria que mais gosto de ensinar é a matemática. Afinal conseguia trabalhar com objetos concretos, dar exemplos, neste momento o que me auxiliava muito era o material dourado. O que antes me dava medo, frio na barriga, hoje não dá mais, ou melhor, às
vezes o friozinho aparece, mas bem menor que antes. Espero poder ensinar a matemática de uma forma mais agradável do que me foi ensinado.
Patrícia Thomas

2 comentários:

Silviane Avila disse...

ai que legal Pati!
Por uma experiencia pessoal descobrisse que a matematica não é um bicho de sete cabeças!!eu ainda não tive essa oportunidade!
Eu nem sabias que tinhas trabalhado com reforço...descobrindo uma coisa nova cada dia!! hehehehe

Descobrindo a Matemática disse...

Pat
espero que nossas aulas tenham tambem servido para desmistificar a matematica..
pelo menos foi esta a impressão que tive quando acompanhava tuas discussões e questionamentos, além do interesse em todas as aulas...
parabens!
bjs
martha