domingo, 26 de outubro de 2008

Máquina de Ensinar - O uso das tecnologias!

Uma máquina pode realmente ensinar alguma coisa?

B. F. Skinner acreditava que sim, inclusive ele construiu uma com base nos seus estudos Behavioristas. Este vídeo, que foi exibido durante uma das nossas aulas, mostra esta máquina e como ela pode ser utilizada e a sua possível contribuição no ensino:
http://www.youtube.com/watch?v=vmRmBgKQq20

Claro que sua utilização não foi adiante. Mas atualmente vivemos na era digital. Computadores, celulares, ipod’s nos cercam, tanto fora quanto dentro das escolas. E cada vez mais é exigido do professor/a uma postura em relação as tecnologias de comunicação e informação (TIC’s) e seu uso.

Mas apenas levar os estudantes para o laboratório de informática é trabalhar pedagogicamente com as tecnologias? Colocá-los na frete do computador e pedir que encontrem uma resposta no Google é uma ação pedagógica reflexiva e crítica?

Com o livro didático podemos ter a mesma discussão... Tudo depende do uso que o professor faz das ferramentas e materiais que estão ao seu redor.
A principal questão não é usar ou não o livro didático ou as tecnologias, mas sim como utilizá-las!

O professor pode pedir que seus alunos descubram o que é energia elétrica ou redefinir esta pergunta, como por exemplo: quais as modificações que a energia elétrica trouxe para o ser humano. Na primeira o aluno simplesmente coloca a palavra em um site de busca e a resposta está pronta, na segunda ele vai ter que elaborar a resposta, buscar em várias fontes, perguntar aos colegas e familiares.

Mas novamente fica uma grande questão:
Nós, futuras educadoras, estamos prontas para lidar com as tecnologias?

Adendos:
Mais informações sobre B.F. Skinner:

http://www.youtube.com/watch?v=1b-NaoWUowQ&feature=related

Curiosidades Matemáticas:
http://www.youtube.com/watch?v=Bij3hWd2AHc
http://www.youtube.com/watch?v=y4zqPs_pdbY&feature=related

Silviane Avila

Um comentário:

Descobrindo a Matemática disse...

Sil
Muito interessantes as reflexões que fazes a partir de nossa aula com o video (youtube) do Skiner
É verdade, a tecnologia por si mesma não é a solução, sozinha, para a educação, mas ao mesmo tempo não podemos desconsiderar a tecnologia em nossa prática docente.
Assim, o uso delas precisa ser planejado, intencional e relacionado aos objetivos pedagógicos
bjs
martha