domingo, 19 de outubro de 2008

Entre uma mudança e outra....

Minha felicidade foi a de que não tive um primeiro dia de aula solitário, ou cheio de choros, como a maioria das crianças. Meu primeiro dia numa escola foi também o de meus dois irmãos mais novos.

Ingressei no Jardim I aos 4 anos de idade. A professora era bastante paciente e vivia elogiando seus alunos. Desenhávamos e pintávamos todos os dias, e foi com ela que tive meu primeiro contato com as letras do alfabeto e com os números. Lembro-me até hoje de como eu adorava quando ela passava atividades onde era necessário o uso de lantejoulas coloridas, papel crepom e vários materiais que atiçavam minha imaginação. Gostava muito também de trabalhos de colagem e que utilizavam tinta. Não saí do Jardim alfabetizada, certamente porque era ainda muito jovem.

Com 5 anos ingressei na Pré-escola, em uma instituição de freiras extremamente rígida. Foi nessa época que fui alfabetizada e comecei a aprender contas de soma e a subtração através de diversos jogos e atividades lúdicas que a professora utilizava. No ano seguinte, junto com uma mudança de cidade, mudei novamente de escola. Ingressei na 1ª série completamente alfabetizada e tendo noção das contas de somar e subtrair. O sistema utilizado nessa instituição era similar ao da instituição que cursei a pré-escola, ou seja, se utilizava muito do lúdico e também de jogos para o ensino da matemática. Foi na 1ª série que tive bastante contato com o chamado Material Dourado, bastante utilizado até hoje para o ensino da matemática nas séries iniciais. Freqüentei a 1ª e a 2ª séries nessa mesma escola, e então mudei novamente de cidade. E de escola. =(

Aos 8 anos, já então na 3ª série, o método adotado para o ensino da matemática pela escola nova na qual eu havia ingressado não tinha nada de lúdico, e muito menos pedagógico, como nas escolas anteriores. Foi então que desenvolvi uma aversão à matéria, pois comecei a ter certa dificuldade em relação à mesma. Mas nada que me fizesse ficar atrasada em relação aos meus colegas. Nessa escola cursei a 3ª, a 4ª e a 5ª séries. Era também uma instituição de freiras, como todas as outras que havia estudado, e era muitíssimo rígida.

Quando passei para a 6ª série mudei novamente de cidade, aos 11 anos. Morei na cidade só o tempo necessário para terminar o ano letivo. E então mudei de cidade novamente. Aos 12 anos ingressei na 7ª série. Cursei da 7ª ao 1ª ano do Ensino Médio na mesma escola. Lembro-me que tive alguns problemas apenas na 8ª série, em relação à matemática. Nada com que eu tivesse que me preocupar, mas sempre fui muito atenta em relação às minhas notas, então durante esse ano tive acompanhamento de uma professora particular. Só tirei dez o ano inteiro! =D
Depois dessa experiência com a professora particular, minha aversão em relação à matéria simplesmente desapareceu. Quando ingressei no 1ª ano do Ensino Médio, percebi que tinha desenvolvido uma habilidade incrível em relação não somente à matemática, mas também à física e à química.
Terminei o Ensino Médio em outra cidade, pois mudei novamente ao final do 1° ano do Ensino Médio. Nunca mais tive nenhum tipo de grande dificuldade em relação à matemática, e até aprendi a gostar da matéria.


Thaísa C. R. Pacheco

Um comentário:

Descobrindo a Matemática disse...

Thaisa, muito linda a tua foto!!!
Com certeza muitos tiveram uma formação inicial em matematica parecida com a tua.
É importante pensarmos o quanto nossas atitudes como professora trazem consequencias para a formação dos nossos estudantes, não é?
bjs
martha