terça-feira, 7 de outubro de 2008

Iniciando uma reflexão...

A disciplina de Conteúdos e Metodologias de Ensino da Matemática teve início no dia 29 de julho de 2008. É ministrada pela Professora Doutora Martha Kaschny Borges, contabilizando 60 horas/aula em nosso currículo. Esta foi muito esperada pela turma, pois a matemática normalmente não trás boas lembranças desde o Ensino Fundamental. Como sempre foi uma disciplina temida por mim, e talvez por minhas colegas, tenho certo receio de como ensinar um conteúdo, que pouco compreendo . Espero que esta disciplina possa contribuir muito com o meu crescimento como futura educadora.
Ainda possuo muitos questionamentos e incertezas, que espero sejam amenizados durante o semestre... ou quem sabe não? Ainda assim, espero realizar durante esta fase muitas reflexões sobre o assunto!
Esta disciplina tem como proposta estudar a educação da matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: tendências, pressupostos teórico-metodológicos, processo de ensino-aprendizagem, entre outros.
O que vocês esperam desta disciplina?
Patrícia Thomas

3 comentários:

Edna Araujo disse...

O que eu espero? Bom, esperava que esta disciplina me ilustrasse das possibilidades de ensino nas diversas situações do cotidiano escolar... o semestre está terminando e não sei dizer se me minha expectativa será contemplada...

Descobrindo a Matemática disse...

hunmmm...pergunta dificil!!
Na verdade não sei. Acho que pelo meu histórico com a matemática não tinha idéia do que esperar! Puxando um pouco o "saco" da profesora, tinha uma boa expectativa em relação a professora Martha, em ter aula com ela. Mas a disciplina em si não sei, tinha grandes expectativas em relação a esse semestre da faculdade, mas infelizmente elas não estão sendo alcançadas! Estou chegando a conclusão que a grande maioria das coisas que temos que saber para praticar nossa profissão descobriremos na prática mesmo...Mas em comparação esta é a disciplina que está "salvando" o semestre,sendo realmente útil, trazendo discussões mais aprofundadas sobre metodologia e ensino!!!

Silviane Avila

Descobrindo a Matemática disse...

O que eu espero? Essa é dificil... deixei de esperar muita coisa quando as decepções acadêmicas e pedagógicas foram surgindo ao longo do curso. Mas acredito que tudo o que vier a me esclarecer sobre como ensinar aquilo que eu não sei como aprendi, se é que vocês me entendem. Quero entender como ensinar para que meus alunos não tenham as dificuldades que eu ainda tenho! Cristina Varela