segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Quando entrei no mundo da matemática?!

Nossa, tem tanta gente que se lembra dos detalhes mais insignificantes de sua infância, e eu aqui, com uma vaga lembrança dos acontecimento que se caracterizam como minha história. Quando eu penso no meu aprendizado de matemática é só de acontecimentos mais recentes que eu consigo lembrar...
Tenho claro dois aspectos na minha memória: primeiro que tudo aquilo que eu tive dificuldades me remetem a sentimentos ruins e não são totalmente esquecidos, e segundo que quando eu não lembro nada é porque não me marcou.
Estes aspectos não se restringem a eles mesmos.
Quero dizer que minhas lembranças relacionadas a números são todas relacionadas as maisores dificuldades que tive, mas essas lembranças não são de minha época na escola de 1ª a 4ª série, são bem mais recentes.
Acho que foi nessa mudança da matemática básica para a matemática avançada que surgiram todas as complicações que me levaram a temer esta disciplina, desprezá-la, odiá-la, enfim, esquecê-la.
Lembro de ter que decorar a tabuada, e de ter que dominar e aplicar formulas que eu nunca soube muito bem da onde vieram. Lembro de episódios em que eu não soube responder corretamente um exercício e meus colegas rirem da minha cara.
Foi no ensino médio que eu percebi que todas as minhas dúvidas eram relacionadas a matemática básica, aquela aprendida nas séries iniciais. Eu não entendia as frações, à divisão, a multiplicação, então como conseguiria desenvolver uma equação de números racionais, ou montar uma matriz...? tudo ficará mais obvio.
E a minha pergunta passou a ser, se eu não me lembro de nada que aprendi no inicio da escola, será que algum dia aprendi alguma coisa?
Como me ensinaram a dividir, e a multiplicar e pior ainda a trabalhar com frações?
Ai que dor de cabeça!!!

O que quero dizer é que uma criança na escola, continua sendo uma criança na escola e não uma máquina copiadora, reprodutora. Existiram várias concepções de matemática, e várias formas de ensiná-la, mas isso eu sei agora que estou estudando para ser uma educadora. A 17 ano atrás eu só sabia contar...

Essa é a minha experiência, a minha lembrança, mas eu não sou a unica que tive dificuldades com a matemática. Outras pessoas também tiveram!

Cristina Varela

3 comentários:

Silviane Avila disse...

Nossa, que revolta!! hehehehe
Sim, outras, como eu, também tiverem problemas com a matemática.
O mais dificíl, acredito, é superar essas dificuldades no momento em que tivermos em sala de aula com nossos alunos/as.

Descobrindo a Matemática disse...

Outras, como eu também, até hoje quando me deparo com alguns problemas matemáticos, fico na dúvida como será que eu resolveria, muitas vezes por medo e insegurança ,nem tento resolver para não errar !!! Esse nosso "medo" da matemática não é atoa e porque durante anos e anos nós ensinaram que esta era uma matéria importante no currículo sempre nos diziam matemática é difícil, muito difícil! Será mesmo que é tão difícil assim???
Patrícia Thomas

Descobrindo a Matemática disse...

Cris
Interessantes as tuas reflexões!!!
Penso que para rompermos com o ensino tradicional de matematica que recebemos, precisamos buscar sempre formações para aprimorar e nos dar segurança em nossa prática pedagógica. E mais, precisamos conhecer efetivamente os conceitos matematicos, pois só podemos ensinar o que sabemos...
bjs
martha