terça-feira, 21 de outubro de 2008

Tendência Formalista Clássica



Quem nunca fez continhas onde colocávamos um número embaixo do outro e os professores colocavam no título: Arme e Efetue, pois é muitos de nós fomos ensinados através desta tendência: Formalista Clássica.
Essa tendência se caracteriza por ser centrada no professor. Ele é o transmissor e expositor do conteúdo. O aluno apenas copia, decora, mas muitas vezes não compreende o processo. Neste contexto o aluno é considerado passivo. Sua aprendizagem se consiste na memorização e na reprodução, não consegue raciocinar sozinho precisa do raciocínio e procedimentos ditados pelo professor ou pelos livros didáticos. Modo de avaliar o aluno, através de provas, desenvolve o que recebeu.
Aspectos relevantes:
Concepção de matemática: Não é inventada ou construída pelo homem;
Como se dá a produção de conhecimento: Livros/Memorização/Exercícios de Aplicação/ Sistematização / Repetição;
Finalidades e Valores: A matemática era vista como verdade absoluta / Elevação espiritual;
Concepção de ensino: Modelo Euclidiano /Concepção Platônica;
Concepção de aprendizagem: Aprendizagem passiva/por repetição;
Relação Professor-Aluno: Transmissor/Expositor – Receptor/Passivo;
Pesquisas para o ensino de MTM: Estudos por parte dos professores e formuladores de currículo.


Esperamos que quando formos dar aula não nos encaixemos nesta tendência ,pois não queremos alunos passivos que apenas copiem e decorem ,temos que instigar suas mentes e fazer com que eles gostem de aprender e compreender os conteúdos.

Patrícia Thomas e Juliana Machado Fernandes.

Um comentário:

Descobrindo a Matemática disse...

Meninas
Parabens pela sintese e exemplos trazidos, muito oportunos
bjs
martha